Atividades

Período janeiro à Dezembro de 2013

1) Atendimento de Pacientes
No período especificado, os atendimentos médicos foram realizados pelo Dr Cicero G. Coimbra, e outros 2 médicos da sua equipe. Atualmente o Instituto possui 145 pacientes em acompanhamento ambulatorial (primeiras consultas e consultas de seguimento).

2) Pesquisa
No primeiro trimestre de 2013, o Presidente do Instituto e os pesquisadores associados publicaram o primeiro artigo científico sobre o tratamento de doenças autoimunitárias com altas doses de vitamina D, no qual consta o apoio financeiro da Brazil Foundation. A publicação foi amplamente divulgada em páginas especializadas no assunto devido ao seu ineditismo. O trabalho intitulado "A pilot study assessing the effect of prolonged administration of high daily doses of vitamin D on the clinical course of vitiligo and psoriasis" foi publicado na revista científica Journal of Dermato-Endocrinology, volume 5, fascículo 1, páginas 222-234.


3) Treinamento de Médicos
Ao longo do ano de 2013, o Instituto ofereceu treinamento para 13 médicos oriundos de diversos estados brasileiros, os quais se comprometeram em atuar como células difusoras do protocolo nas suas cidades de origem. 

4) Promoção de Eventos
No dia 24 de agosto, o Instituto promoveu o “1º Simpósio Brasileiro sobre o Potencial Terapêutico e de Prevenção da Vitamina D para a Saúde Humana”, no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo.  O simpósio contou com a presença de 66 profissionais da área da saúde (49 médicos, 5 farmacêuticos, 3 nutricionistas, 2 dentistas, 2 biomédicos, 1 enfermeira, 1 biólogo e 3 estudantes).  Além destes, o Simpósio também contou com 30 convidados especiais e palestrantes, com destaque à participação do Prof. Michael Holick (atualmente considerado como o principal especialista mundial em vitamina D), o deputado federal Walter Feldman e o vereador Gilberto Natalini.



















Paralelamente ao simpósio, o Instituto promoveu atividades de conscientização dos órgãos públicos sobre a pandemia de hipovitaminose D, por meio de Audiência Pública na Câmara dos Deputados (Comissão de Seguridade Social e Família) no dia 20/08/2013. A audiência contou com a participação do Dr Cicero Coimbra, Dr Michael Holick, e os Deputados Federais Dr Walter Feldman e Dr. Rosinha.

O evento pode ser assistido na integra através dos links:

























O Instituto também participou de uma Audiência no dia 23/08/2013 com o Governador do Estado de São Paulo - Geraldo Alckmin, para a discussão sobre a hipovitaminose D.



As atividades de conscientização foram finalizadas com o 1º Encontro Nacional de Pacientes no Parque do Ibirapuera no dia 25/08/2013. No encontro estiveram presentes os representantes do Instituto de Autoimunidade Dr. Cicero Coimbra (Presidente), Marcelo Palma (Vice-Presidente), Sergio Palma (Secretário), Neusa Palma (Tesoureira), Dr. Michael Holick, Dr Walter Feldman, Dra Rita Sinigaglia-Coimbra, pacientes de todo o Brasil, seus familiares e simpatizantes. No evento, os pacientes e familiares tiveram a oportunidade de trocar experiências, confraternizar com os membros do Instituto, palestrantes e o Dr. Holick. O evento ocorreu numa linda manhã ensolarada e que inspirou a todos sobre uma reflexão sobre hábitos de vida, detalhes do protocolo e ações de conscientização pública para o papel da vitamina D.

O paciente Daniel Cunha, jornalista e principal divulgador do protocolo produziu um vídeo sobre o evento:



















Dentre as atividades de divulgação e conscientização pública, destacamos a participação do Presidente e Vice-Presidente do Instituto (Dr Cicero Coimbra e Marcelo Palma) em importantes meios de divulgação, dentre eles uma reportagem no Globo Repórter (TV Globo) e um debate no Programa Sem Censura (TVBrasil).

Íntegra do Programa Globo Repórter, exibido em 06/09/2013: Clique aqui e assista.

Íntegra do Programa Sem Censura, exibido em 18/06/2013: